sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Um dos discos mais raros do mundo é brasileiro


Um dos discos mais raros do mundo é brasileiro
Por: Gabriel Passos *

" Na década de oitenta, muito se divulgou. O disco é disputado a tapas na Holanda. Trata-se do raríssimo "There's no More Corn on the Brasos", da banda holandesa The Walkers(não confundir com a homônima argentina). Falo do disco, com doze ótimas faixas(que vão do Folk ao Rock), acompanhado de pôster destacável e um belo encarte.
O compacto com a música também foi lançado por aqui, mas não tem nada de raridade. Já o tão citado disco vendeu pouquissimas cópias no país, sendo lançados dois compactos depois do mesmo. O segundo, com "There's no More Corn on the Brasos", vendeu muito e pode ser encontrado na maioria dos sebos brasileiros. O primeiro também é encontrado com facilidade.
Lançado pela Top Tape em 1972, o disco da banda holandesa(repito: Não são os argentinos) vinha acoplado de um pôster e um encarte, ambos copiados do álbum holandês de 1971, "My Darling Helena". A capa dupla é em papelão grosso,talvez americano, o que lembra muito os discos lançados por lá. As músicas foram retiradas do disco "Skiffle Train", lançado em 1970, e "My Darling Helena", de 1971.
Achar o disco completo, com o pôster destacável e o encarte, é praticamente impossível. Nem tão impossível é na Holanda, onde pode ser encontrado nas lojas mais caras, custando uma fortuna. Por lá, facilmente se paga uma fortuna pelo disco completo. "

* Gabriel Passos é colecionador, radialista e escreve neste blog

Atualização: Segundo fontes seguras, o disco vale entre três e quatro mil reais. Ou seja, mais que o Paêbirú, considerado atualmente o disco mais raro do Brasil.

Atualização dois: O amigo colecionador Eduardo está vendendo o disco, porém sem o encarte. Aceita ofertas. Favor entrar em contato pelo Orkut do mesmo.